segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Afinal o que é emboss? Dica Time Criativo True Colors

Não são poucas as vezes que nas minhas aulas ou demonstrações as pessoas me perguntam meio intrigadas sobre o que vem a ser "o tal do emboss", esse foi um dos motivos que me levou a pensar num tutorial que introduzisse em alguma etapa essa técnica. De uma forma geral o termo emboss pode significar várias coisas, ao pé da letra, a tradução seria relevo, engrave, realçar por modelagem, traduções que levam à mesma definição: é um efeito de relevo, utilizado no scrapbooking, artesanato em madeira, em efeitos digitais como nos layouts de scrap digital e em trabalhos e criações no Photoshop. Esse é o post do cronograma do kit rosa, onde a proposta era sugerir uma técnica para o efeito máscara, na verdade, não é exatamente um efeito máscara, mas algo na mesma linhagem de efeito, digamos assim, pois vamos trabalhar o desenho de forma negativa ao processo inicial. Existe o emboss mecânico, que deixa o papel apenas em relevo, algumas máquinas como a Sizzix fazem isso, ou as placas de relevo da Fiskars, mas o que vamos aprender hoje é o emboss à quente.

Nessa técnica usei carimbos clear (silicone) diversos, base acrílica (poderia ter usado os carimbos tradicionais sem problemas), papel couchê branco fosco, almofada para carimbo branca, pó (pigmento) para emboss incolor com glitter, projetor à quente ou aquecedor para emboss (é a mesma coisa), Spray Colors Pink e Ouro, lenços umedecidos roubados do Leo ;oP


Nesse caso, eu carimbei o papel branco, com pigmento incolor, que poderia ser branco também, porque a intenção é que o desenho "suba" depois de borrifado com o Spray Colors. O processo do emboss consiste em carimbar o desenho que se deseja, cobrir com o pigmento em pó e depois aquecer, até que esse pigmento derreta e forme um relevo na figura. Inicialmente o que fazemos é aplicar a tinta da carimbeira no carimbo escolhido, lembrando que esse processo se faz por depósito, jamais esfregando a almofada, quando esfregamos retiramos a tinta já colocada, deixando falhas, o que não pode acontecer, já que o pó do pigmento só vai aderir onde estiver úmido pela tinta.Uma dica interessante é aplicar um pouquinho de talco na folha antes de carimbar, assim o pó só adere onde foi carimbado e evita-se respingos indesejáveis que comprometem o acabamento do trabalho.


Após saturar o carimbo com a tinta, limpe os borradinhos se necessário com um cotonete umído, em seguida é só carimbar normalmente, pressionando bem para que não fique falhado.


Essa é a única etapa que dever ser rápida, assim que a figura for carimbada, imediatamente ela deve ser coberta com o pó, porque ele vai aderir apenas sobre a tinta úmida, depois disso, a etapa do aquecimento não tem pressa.


O pó excedente pode ser recolhido novamente para o frasco, evitando desperdícios, aliás um potinho rende muito, basta saber usá-lo. Se vc perceber que restou algum pozinho espalhado onde não há carimbo, limpe delicadamente com um pincel. Em seguida aqueça com o projetor à quente, lembrando que não pode ser secador de cabelos, porque além de não atingir a temperatura ideal, o vento espalha todo o pó, enquanto o projetor apenas aquece, sem movimentar o ar, chegando dependendo da marca a 300º. Mantenha distância de uns 20 cm da folha pelo menos, o derretimento do pó é visível e é muito legal, até hoje fico olhando feito boba, adoro ;oP


Eu alterei um pouco a luminosidade da foto prá que se pudesse visualizar melhor, o efeito é esse, um relevo seco, brilhante e o melhor... impermeável, base do nosso tutorial de hoje.


Aqui eu carimbei algumas outras gravurinhas prá vocês verem, como sugestão alguns temas de cozinha.


Depois disso, borrifei sobre os carimbos com a técnica o Spray Colors Pink, a folha ondula devido à umidade, é normal.


Em seguida borrifei o Spray Colors Ouro, quebra um pouco do rosa gritante e deixa um efeito perolado.


O único cuidado com essa etapa é de ter deixado secar muito bem, eu, prá garantir dei uma acelerada com o projetor à quente. Com um lencinho umedecido, fui lentamente "limpando" o emboss, e a gravura foi surgindo, amei fazer isso. Uma dica importante, o lenço não pode estar molhado, encharcado, igual fica no final da embalagem, senão pode rasgar ou borrar o papel.




Assim eu fui fazendo em todas as figuras, eu fiz também de uma outra maneira que em outro pap vou mostrar à vocês e gostei muito também.


Aqui o efeito final, espero que vocês tenham gostado da ideia, que aprimorem isso e utilizem nos trabalhos de vocês! Beijocas de boa semana!


8 comentários:

Jaluza Scrap disse...

Que delícia estas descobertas.
Vou fazer!!!
Bjs querida

Carol Luize disse...

Adorei a dica!
bjsss
Carol

Ana Cristina Caldatto disse...

gostei do pap... alem de boas dicas... eh bacana a explicação detalhada do emboss!
gostei muito!

Unknown disse...

Adorei as dicas. Seus trabalhos são lindos.
Abraços.

Tays Rocha disse...

Obrigada Jaluza, foi uma destas coisas que a gente descobre sem querer, foi um acidente... heheheeh. aí aprimorei a ideia e virou técnica ;oP Beijos minha querida, saudades de você.

Tays Rocha disse...

Obrigada Carol, adorei a visita! Beijocas.

Tays Rocha disse...

Obrigada Ana! Emboss é algo que apesar de muito simples, ainda, de certa forma assusta as pessoas, acho que ficou tudo bem explicadinho ;o)
Beijocas.

Tays Rocha disse...

Obrigada Ana, feliz com sua visitinha e recado ;o) Beijos.