quinta-feira, 29 de abril de 2010

Sob novos cuidados

Eu sou do tipo que se cuida, que peca pelo excesso, mas jamais pela falta, grávida então... sendo responsável por uma vida se transformando dentro de mim, faço o que o médico mandar, briga grande essa aqui em casa, porque minha mãe e minha sogra me deixam louca, cheias de sabedoria e palpites e coisinhas, não que não sejam experientes e sábias, com certeza são sim e muito mais que eu, mas quase sempre querem saber mais do que o próprio médico, então elas já sabem... não adianta falar, palpitar, só faço o que o médico manda, à partir do momento que estou com um bom médico me orientando, abracemos a causa, mesmo de nariz torcido não contestam mais, nada... 
Obrigada Deus, muito obrigada...

Essa semana passei por algo que detesto, ter que mudar de médico, porque meu marido mudou de emprego e o plano de saúde mudou também, tudo bem que foi prá muito melhor, esse plano é bem mais completo, vou ficar num quarto podre de chique com direito até a adivinhação de pensamento, mas... como mudanças são difíceis, né? Principalmente de médico, depois de ter adquirido confiança, ter se identificado com a pessoa.

Peguei o nome dessa médica nova com excelentes recomendações, estava sem plano desde o fim de março, o que coincidiu com a época de fazer a translucência nucal, super importante prá descartar doenças cardíacas e genéticas, mas como sabia da importância do exame e que não poderia ultrapassar 13 semanas, fiz particular e foi quando soube que era menina. Cheguei no consultório e ela demorou um século prá me atender, odeio esperar, estava com azia e fome e consideravelmente irritada... eis que abre a porta um mulherão, mas mulherão mesmo, jovem, altona, vestida impecavelmente e com um sorriso de orelha a orelha. Como se irritar com alguém assim? Desarmei... gostei demais dela, da forma como pensa, é direta, sem rodeios, não é radical em nada, e o melhor de tudo... prática! Voltei aliviada, confiança adquirida, empatia total e vamos em frente!!!


Consegui ouvir o coração da mocinha que demorou a dar o ar da graça, fiquei ansiosa com a demora, só não me assustou porque agora sinto ela prá lá e prá cá, até que virou e ouvi, bem rapidinho, mas o suficiente prá deixar a mamãe feliz! 


A parte boa da consulta foi na verdade poder esclarecer algumas dúvidas que eu tinha, apesar de ser segundo filho muita coisa muda e a gente acaba esquecendo muita coisa também. Ela ficou aliviada quando viu que eu tinha feito a translucência, achou que eu tinha deixado passar. 


Eu estava desanimada, crente que ia passar o resto da gravidez com esse cabelo ridículo, com um palmo de raiz escura (sim, eu sou vaidosa, não escrava, mas vaidosa graças à Deus), se tivesse que passar, passaria, o sacrifício é válido... já passei do Leo, porque meu médico nunca deixou.

Perguntei à ela apenas sobre a tintura, foi então que ela me disse, assim como vou escrever:

Sei tudo o que você quer saber! Senta, esquece que você é farmacêutica e ouça...

- Não tem nada comprovado que a tintura faz mal, evita-se no primeiro trimestre, mas pode passar seu vermelhão escandoloso amanhã se quiser, toda grávida tem que estar bem com si mesma, se sentir linda, faz bem pro bebê. Depilação idem, só não pode à laser.


- Sexo à vontade, como quiser, puder, tiver vontade e conseguir fazer, faz bem pro humor, prá pele, pros cabelos e principalmente pro marido...


- Você está de 5 meses e perdeu 5 Kg até agora, ótimo, grávida não tem que ser gorda, aliás ninguém tem e você está ótima, se continuar se alimentando corretamente e mesmo assim não ganhar peso, problema nenhum, o crescimento do bebê é o que importa, não estou te chamando de gorda, mas você ainda tem bastante reservas... (chamou sim, senti direto no coração). Não é prá fazer regime nem dieta, nem passar fome ou vontade, mas também nada de excessos.


- Não pode comer fora de casa, em restaurantes, folhas e vegetais crus, risco extremo de toxoplasmose, só feitos por alguém que você confie, deixados de molho e etc...


- Não pode comer nunca: peixe cru, carne crua e ovos crus pelo mesmo motivo (vontade de comer sashimi, quibe cru e maionese de ovos).

- Época de morangos: EVITE, mesmo de molho a anatomia enrugada do morango abriga Toxoplasmas.


- Evite supermercados \o/ (odeio), shoppings, ônibus lotado, devido à gripe A, mesmo vacinada.
- Pode pegar seu filho no colo sem exageros, não queremos crises familiares de carência e ciúmes. 
- Pode voltar prá academia, liberada para pilates, ioga, alongamentos, caminhadas, exercícios leves sem muito peso, inclusive vai ajudar a reposicionar a coluna.


- A dor nas costas vai piorar, sua coluna está tensionando o nervo ciático,  sobrecarga causada pelo crescimento da barriga e seu quadril que já era bem largo cresceu mais um pouco e os seios também (imagina de manequim 44 prá  48) o que a sobrecarrega também (eu sempre gostei de ter um bundão, mas nessas horas, repenso, porque tem doído de verdade).
- No exame clínico a secreção de colostro está intensa, o que é excelente, um pouco cedo, significa que vai ter leite prá dar e vender, por isso tanta dor e sensibilidade, sua pele é fina portanto comece a esfregá-los com bucha vegetal prá engrossar a pele (delícia né) porque vai rachar e bastante e a sensibilidade ainda vai aumentar, sinto informar.


- Não se estresse, não se aborreça, não se irrite e não se incomode senão a pressão sobe e o risco é bem grande.

 
Tanta coisa, tantas novidades e cuidados, o corpo que muda, a cabeça a 1000, querendo se antecipar, em pensar que além de tudo isso tem o enxoval (sem nenhum par de meias ainda), comprar roupas prá mim, arrumar os quartos, comprar um berço, carrinho, cadeirinha pro carro e bebê conforto, e vamos pintar caixinha e fazer scrap...

Aí meu marido disse que eu gostei dela porque ela me disse 85% do que eu queria ouvir... kkkkkkkkkkkk, é verdade, mas senti segurança e confiança, vim prá casa aliviada. Agora tenho ultrassonografia 22/05, tô que não me aguento de vontade de ver minha pequena ;oP


Ela falou tanto sobre a Toxoplasmose e muita gente eu sei que não sabe tanto à respeito, em breve falarei sobre isso aqui, no mais, tudo em paz, com uma pancada de exames prá fazer, trabalhando bastante, mais tranquila e feliz.
Beijos prá vocês que passam por aqui!

10 comentários:

Cláudia disse...

Tanto cuidado demonstra o carinho com que a Mariana está sendo gestada. Vou usar o seu blog como referência para as mamães que vêm fazer os quartos de bebê comigo, claro!!! vai ser um referencial e mais uma ponte Bom Jesus /Curitiba...como tudo o que você escreve, está doce e muito explicadinho...
O que mais tenho para dizer?
Nota 10, quase 11!!
Beijo
Clau

Sarah Santos disse...

Eta Thays,
que coisa boa te ver animada com a bebê.
Li sobre a ida a nova médica e me lembrei que já passei por isso.
Também detesto esperar, mas vale a pena quando estamos bem assessoradas de médico.
Estou muito feliz com isso.
Amei o texto.Bem explicado, parece que vc está conversando comigo do meu lado.
Parabéns duplo:Pela bebê e pela didática.
Beijos.

Marcia Konkowski Decoupage disse...

Que blog mais terno... Mariana tem muita sorte em te-la como mãe... se a espera já tem esse amor todo....imagine só quando ela chegar...
(quero ver o enxoval...a decoração...quero ver tudo...rsrsrs)
doces beijos...sempre....
Márcia Konkowski

Fabiana disse...

Amiga,
Esta simplesmente LINDOOOOOOOOOO esse seu blog!!! Lógico que todos os outros são mara,mas esse esta PERFEITO!!! Pena que só começou agora depois da vinda da Rafa, senão poderia tr pego várias dicas!!!
Amo vc e a Maricota tb!!!hehehe E o Leleco nem se fala, né!!!!
Beijocas

Tays Rocha disse...

Clau, quanta confiança, fico feliz! Pode sim usar o blog como referência e elas podem me procurar quando quiserem ;o) Fico feliz de te ver por aqui, sua presença é sempre importante prá mim. Beijos muitos.

Tays Rocha disse...

Que bom que gostou Sarah! eu estou bem mais segura e tranquila agora, acho que tudo está entrando nos eixos novamente. quanto à didática, obrigada por me falar, não pelo elogio, mas fico muito feliz em saber que acrescento algo à vocês e me faço entender. Beijos querida!

Tays Rocha disse...

Márcia, muito obrigada ;o) Quis fazer um espaço que servisse à ela e ao Leo, será dos dois e me apaixonei por esse template assim que o vi. Pode deixar que vou mostrando tudo aos poucos. Beijos.

Tays Rocha disse...

Fabi meu amor, vc vai poder pegar várias dicas, porque aqui teremos de tudo, um espaço democrático para meninos e meninas, mães e pais, crianças de todas as idades ;oP Amamos vocês três também, até o Leo e a Bibi... Beijocas.

Luciana disse...

Nossa! Quanta informação! Acho que vou ter que ficar grávida de novo pra processar isso tudo! hahahahahahahahaha brincadeirinha... ;o)
O blog tá a coisa mais linda. Carinha de Mariana!
Ah, uma coisinha, não consegui acessar o Feed pra poder assinar o blog.
Beijo lindona e uma ótima semana pra vocês!!!!

Tays Rocha disse...

Oi Lu! Que bom você por aqui, fico feliz em tê-la ;o) O link estava mesmo com problema, mas já arrumei, obrigada por me avisar ;o) Beijos querida e boa semana.